Blah Cultural

Família do Blah

Busca

sábado, 10 de setembro de 2011

Rio Comicon 2011 e os homenageados do festival

Eleito o melhor evento de quadrinhos do ano passado – segundo o Prêmio HQMix – o Rio Comicon volta (de 20 a 23 de outubro) à Estação Leopoldina. O homenageado deste ano será o autor italiano Guido Crepax (1933-2003), criador de Valentina. A filha de Crepax, Caterina, que é designer e estilista na Itália, marcará presença no festival. Além de prestigiar a exposição de originais do pai, ela vai trazer um vestido exclusivo para o evento, inspirado em sua voluptuosa irmã bidimensional, Valentina.

Outro prestigiado autor que será homenageado é o norte-americano Will Eisner (1917-2005), autor de diversas histórias de The Spirit e criado da série Hawks of the Seas. E para quem curte conhecer pessoalmente seu quadrinista predileto, o Rio Comicon terá as presenças de outro norte-americano, Peter Kuper ("A metamorfose"); do francês Lewis Trondheim (um dos fundadores da cooperativa francesa de quadrinhos “L’Association”); da alemã Ulli Lust (autora de reportagens em quadrinhos e da premiada HQ sobre sua juventude, “Hoje é o Último Dia do Resto da Sua Vida”); da japonesa Junko Mizuno ("Cinderalla" e "Pure Trance"); e dos argentinos Salvador Sanz ("Noturno") e Liniers ("Macanudo").

A Rio Comicon deve receber cerca de 30 convidados divididos meio a meio entre gringos e brasileiros.  A feira deve abrigar também uma mostra com os trabalhos do estúdio japonês CLAMP (composto por mulheres conhecidas como as rainhas do mangá) e uma homenagem aos 75 anos da DC Comics baseada no livro “75 Years Of DC Comics: The Art Of Modern Mythmaking”, que levou o Prêmio Eisner como melhor livro sobre quadrinhos.

0 opinaram:

Postar um comentário