Blah Cultural

Família do Blah

Busca

domingo, 12 de dezembro de 2010

" Senhoras e Sem dores..."

Um espetáculo onde a poesia prevalece: Assim promete Fernando Anitelli - e assim ele cumpre. Misturando a magia dos circos com música e Teatro, a banda lotou a Fundição Progresso e por mais de 2 horas ouviu um público fiel cantar todas as letras.

Em diversos momentos, o próprio Anitelli parecia não acreditar no que via: O Teatro mágico, tal como muitas bandas (boas) não encontram espaço na mídia e o único meio de interagir com o público e divulgar o trabalho é através das redes sociais. E funciona. Pessoas do Brasil inteiro conhecem a trupe e vibram não só pelo carismático, poeta e amável vocalista, mas por cada integrante que entrega seu charme, simplicidade e talento.
No show de ontem, 11/12, os fãs de Teatro Mágico puderam comemorar com a banda os 7 anos de carreira e receberam um presente da Trupe: A participação de Leoni, Os Varandistas ( Projeto de Maria Gadú, Leandro Leo, Caio Sóh e outros, onde a poesia também é marca registrada) e a banda Forfun (que abriu o show). O Público agradeceu e fez dos momentos os mais emocionantes: Cantaram alto todas as músicas, pularam, aplaudiram. Muito além da alegria, os artistas lembravam que apesar da festa, era necessário expandir o movimento MPB ( música para baixar); Porque a arte deve (e precisa) ser livre, dizia Fernando Anitelli, e todos concordavam.
Após as participações, de volta ao Circo-Teatro-Show. No cabeça do público, as letras penetravam e ao ver o temível monstro da música " O Mérito e o monstro", a pergunta era clara: Qual o mérito de ser monstro ? E pra quem todo mundo olha (ou de quem as pessoas lembravam, enquanto cantavam emocionadas "Só enquanto eu respirar, vou me lembrar de você, só enquanto eu respirar...").
Durante brincadeira com o público, Anitelli falava errado e as pessoas o acompanhavam... Qual o problema disso ? Nenhum , afinal, " Errado é aquele que fala certo mas não vive o que diz".
Todo mundo com olhos vidrados no palco, sonhando e se perguntando "Será que a sorte virá num realejo, trazendo o sol da manhã, a faca e o queijo, ou talvez um beijo seu " ? Não importa tanto, né ? Afinal " Quando o nó chegar, deixa desatar em nós...".
O momento de despedida chega; O Teatro mágico chama de volta os convidados da noite. Todos cantam junto. A imagem vista de todos os ângulos (com a ajuda dos telões), é linda; Realmente "Tem horas que a gente se pergunta porque é que não se junta tudo numa coisa só! " E claro, o recado final não podia ter sido deixado de lado: " Viva à sua maneira, não perca a estribeira, saiba do seu valor. E amanheça brilhando mais forte que a estrela do norte que a noite entregou."

1 opinaram:

Concordo com meu amigo @FabioLima: Sou fã inconteste do TM, mas ando desapontado com a atitude deles nos shows do Rio. Nas duas últimas apresentações, atrasos de mais de 2, 3 horas até que cansei e resolvi não ir na última apresentação. Bem fiz eu: Eles entraram no palco às 3h30m (horário previsto era às 22h, meu amigo que pagou o ingresso (que já não é mais baratinho como antes) não conseguiu assistir, teve que voltar antes do início. Com tanta bandeira pela música independente e liberdade artística, deveriqm olhar um pouco também o público e respeitar aqueles que preferiram gastar seus R$40/ R$50 com o TM e com mais nada no mundo naquela noite. Continuo fã, mas estou decepcionado e não sei qdo volto a novos shows!

Pherson Coelho

Postar um comentário